Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Vale Energia" vai apoiar mais de 80 mil pessoas que sofrem de pobreza energética

10 fev, 2025 - 08:35 • André Rodrigues , João Malheiro

Isabel Jonet refere que o objetivo do "Vale Energia" é minorar a pobreza energética e "melhorar as condições de vida de muitas famílias".

A+ / A-

O programa "Vale Energia" deve apoiar mais de 80 mil pessoas que sofrem de pobreza energética. À Renascença, Isabel Jonet, responsável da Rede de Emergência Alimentar, estima que 24 mil famílias recebam a ajuda abrangida pela edição de 2025 deste programa.

O "Vale Energia", lançado esta segunda-feira, disponibiliza garrafas de gás gratuitamente. A iniciativa pretende distribuir 45 mil garrafas de gás, correspondendo a um orçamento alocado de um milhão de euros.

"Vão ser distribuídos vales que podem ser rebatidos nos revendedores da Galp e estas famílias têm uma doação de uma garrafa de gás", explica Isabel Jonet.

A responsável refere que o objetivo do "Vale Energia" é minorar a pobreza energética e "melhorar as condições de vida de muitas famílias".

Atualmente, estima-se que entre 1,1 milhões e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada, e entre 660 mil e 680 mil em pobreza energética extrema.

Entre 2022 e 2024, esta iniciativa disponibilizou mais de 3 milhões de euros em garrafas de gás e equipamentos de aquecimento, beneficiando 2.774 instituições com a entrega de 78.256 garrafas, abrangendo todos os concelhos do território nacional, incluindo Madeira e Açores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+