Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Índice de Perceção da Corrupção com os piores números de sempre para Portugal

11 fev, 2025 - 08:00 • Ana Fernandes Silva , João Malheiro

Presidente da organização Transparência e Integridade lamenta que seja cada vez mais elevada a perceção da corrupção.

A+ / A-

Os números não são animadores. É o pior Índice de Perceção da Corrupção de sempre para Portugal, desde que foi criado em 2012.

O relatório que analisa o Índice de Perceção da Corrupção em 2024 revela que Portugal caiu quatro pontos e passa da 34.ª posição para a 43.ª, entre 180 países.

À Renascença, Margarida Mano, presidente da Transparência e Integridade, lamenta que seja cada vez maior a perceção da corrupção em Portugal e muitos países europeus.

O estudo revela que um terço dos países da UE sofreu um retrocesso quanto ao Índice de Perceção da Corrupção. Ainda assim, no topo da lista estão a Dinamarca e a Finlândia.

Margarida Mano refere que, no caso português, "deve-se, em primeiro lugar, a uma componente cumulativa, de problemas estruturais que não vêm a ser corrigidos".

A especialista apela à ação dos políticos para contrariar os dados, pois "é uma questão de vontade e inteligência pela forma como se operacionalizam as ações que se tornem eficazes".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    11 fev, 2025 aldeia 09:15
    Agora....descobriram a palavra "PERCEPÇÂO".....para escamotear a verdade que todos vemos e sabemos.

Destaques V+