14 fev, 2025 - 08:30 • Miguel Marques Ribeiro
A Escola Básica do Campo 24 de Agosto, no Porto, vai fechar para obras a partir de segunda feira. Os pais foram apanhados de surpresa com a decisão, que obriga à transferência dos alunos para outros estabelecimentos a meio do ano letivo.
“Estão bastante preocupados, estão aflitos nesta altura, porque foi uma informação muito repentina”, sublinha Cátia Teixeira, a diretora técnica da Associação "O meu lugar no mundo", que assegura as atividades de ATL na escola.
As chuvas intensas que se fizeram sentir no início do ano causaram “infiltrações graves” no edifício e o parecer da proteção civil, citado pela Câmara Municipal do Porto, num comunicado enviado à Renascença, diz que é necessária uma “intervenção estrutural do telhado”, que deverá ocorrer até setembro.
“Estamos a falar de um edifício centenário", explica o presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, João Aguiar, cuja sede está situada paredes meias com a Escola.
"Estamos a falar de estruturas em madeira, que têm algumas zonas já com avançado estado, no telhado, e é preciso haver a substituição de telhas, etc”, refere João Aguiar.
Pais e alunos protestaram esta sexta-feira de manh(...)
O responsável nega que o problema venha de trás e que as obras tenham sido adiadas. "Não. Como eu disse de início, a autarquia vai fazendo as manutenções e as revisões e todas as vistorias nas unidades escolares. Quando me reportaram no início deste ano esta situação, porque aqui o papel da junta é apenas o proprietário do edifício, verificou-se que, com as chuvas intensas, houve ali infiltrações e que havia necessidade de intervenção rápida."
Cátia Teixeira no entanto, adianta que "já se estava a solicitar estas obras já há algum tempo" e que "infelizmente acabou por acontecer uma parte do teto cair".
Para além do telhado, vai também ser intervencionado o recreio do estabelecimento. As nove turmas que funcionam na escola vão ser distribuídas pelas escolas básicas da Alegria e das Flores, situadas, respetivamente, nas freguesias do Bonfim e de Campanhã.
Fonte da Câmara do Porto disse que, além das árvor(...)
O município do Porto, que é responsável pela manutenção do espaço, garante que foram “garantidas todas as condições, desde transporte, alimentação, atividades de animação e apoio às famílias, atividades de enriquecimento curricular, integridade das turmas, entre outras”.
A 6 de fevereiro, a autarquia reuniu com os pais, para informá-los dos planos de encerramento temporário, mas isso parece não ter sido suficiente para tranquilizar os encarregados de educação.
A responsável do ATL alerta que se trata de “uma mudança bastante significativa para a vida, para a dinâmica familiar, para as crianças que vão mudar de escola a meio do ano letivo em tão pouco tempo, sem saberem o que é que vão encontrar, como é que se vai proceder a nível de logística e, portanto, estão preocupados”
O presidente da Junta sublinha que “está tudo tudo salvaguardado. Não vai haver transtorno para ninguém”. "O ATL vai continuar a funcionar no Campo 24 de Agosto" e, através do município, “vai ser assegurado o transporte entre as escolas e o Campo 24 de agosto”.
A Renascença tentou contactar a Associação de Pais e a Direção do Agrupamento de Escolas, mas sem sucesso.