Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Provas-ensaio. Ministério da Educação admite algumas dificuldades técnicas

14 fev, 2025 - 21:42 • Fátima Casanova

Mais de 270 mil alunos realizaram as provas para testar o formato digital. No balanço da primeira semana, Ministério da Educação diz que as dificuldades técnicas impediram alunos de realizar a totalidade da prova.

A+ / A-

As provas-ensaio, que se iniciaram esta semana, serviram para testar a capacidade das escolas, permitir que aos alunos ter uma primeira experiência com a avaliação em suporte digital e recolher informação para a melhoria dos processos de avaliação externa. Objetivos, que no entender do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), “foram cumpridos”.

Fizeram a prova 271.036 alunos até às 12h30 desta sexta-feira.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Num balanço da primeira semana de teste, que foi de Português para os alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, o MECI começa por afirmar que “a realização das provas decorreu com tranquilidade, resultado da dedicação e compromisso dos diretores, dos professores, dos alunos, das famílias e dos serviços do Ministério”.

O MECI admite, no entanto, que foram registadas algumas dificuldades técnicas pela aplicação em suporte digital, mas garante que foram residuais: “a ocorrência de dificuldades técnicas pela aplicação em suporte digital foi residual, tendo as escolas conseguido ultrapassar essas dificuldades por si próprias na grande maioria das situações.

Segundo o gabinete do ministro Fernando Alexandre, “os casos pontuais em que essas dificuldades impediram os alunos de realizar integralmente as suas provas-ensaio estão sob análise por parte dos serviços do MECI, para identificação dos problemas e a sua resolução atempada até à realização das provas ModA (4.º e 6.º anos - entre 19 de maio e 6 de junho) e das provas finais do 9.º ano (a 20 e a 25 de junho)”.

Na próxima semana, os alunos realizaram as provas-ensaio de Inglês no 4.º ano e de História e Geografia de Portugal no 6.º ano.

Na semana seguinte, os alunos fazem as provas-ensaio de Matemática (4.º, 6.º e 9.º anos).

Os resultados destas provas são partilhados com as escolas até ao final do 2.º período, de forma que os mesmos possam ser tidos em conta para a avaliação interna dos alunos, nos casos em que as escolas assim o decidam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bojarda
    16 fev, 2025 Cá 13:41
    O MECI está a Mentir: apesar de toda a "dedicação" que fala, o material - routers, computadores - não ajudou e fartou-se de falhar sendo que houve turmas que que só 30% dos alunos conseguiram acabar a prova. Se este disparate é um teste para as provas de aferição, então está mesmo a correr mal. O MECI pode vir com quadros celestiais, mas isso não esconde os imensos problemas e deficiências desta ... bojarda.

Destaques V+