Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Solução para a VCI deve ser apresentada "nas próximas semanas"

19 fev, 2025 - 12:24 • Jaime Dantas

Ministro das Infraestruturas e Habitação justificou que o anúncio público ainda não aconteceu dada a necessidade de negociar essa solução com as autarquias.

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta quarta-feira que deve ser apresentada publicamente "nas próximas semanas" a solução para a Via de Cintura Interna (VCI), no Grande Porto.

Aos jornalistas, à margem de uma visita à recém reaberta Linha de Leixões (que liga os municípios de Matosinhos, Maia, Porto, Gondomar e Valongo), o ministro garantiu que essa proposta "já foi apresentada aos autarcas" no final do ano passado, como tinha sido anunciado pelo executivo.

Questionado acerca do porquê do anúncio público não ter já acontecido, o governante escudou-se na importância do "diálogo com os municípios".

"Seria paradoxal. Eu estive aqui a defender que deve haver uma relação simbiótica com os municípios, tomar uma decisão no gabinete sem articular com os municípios", diz.

Enquanto falava Pinto Luz, a autarca de Matosinhos confirmou que recebeu a proposta e que a "validou".

Miguel Pinto Luz referia-se aos elogios por si feitos ao papel das autarquias na reabertura do troço Campanhã - Leça do Balio, que já transportou 18 mil passageiros passadas duas semanas da inauguração.

"É segunda reabertura. Na primeira, tínhamos uma utilização muito diminuta. O que é que melhorou na segunda tentativa? A capacidade de termos articulação com a Câmara Municipal. Não há ninguém melhor do que os autarcas para perceber as características da malha urbana", afirmou.

O responsável pela pasta das Infraestruturas e Habitação disse ainda estar a acompanhar com "preocupação" as condições em que vivem algumas pessoas dos arredores de Lisboa, denunciada esta terça-feira pela presidente da Câmara de Almada.

O ex-autarca revelou que já entrou em contacto com a responsável do município e apontou a construção de habitação pública e o diálogo entre instituições como a solução para o problema.

Queremos que o mercado funcione, mas a oferta pública é essencial e temos que trabalhar holisticamente entre câmaras municipais, Segurança Social, a AIMA, o IHRU", apontou.

[Notícia atualizada às 13h43 com a validação de Luísa Salgueiro à proposta do governo para a VCI]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+