20 fev, 2025 - 21:21 • Redação, com Lusa
O Governo substituiu esta quinta-feira as administrações das unidades locais de saúde (ULS) de Gaia-Espinho e de Tâmega e Sousa.
Com esta decisão, aprovada em Conselho de Ministros, aumenta para 13 o número de mudanças nas chefias de ULS desde a tomada do posse do atual executivo, em abril do ano passado.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O gestor Luís Matos, que até aqui exercia funções no Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto, é o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).
Luís Matos substitui Rui Guimarães que terminou mandato em dezembro e aguardava instruções da tutela, num impasse que já gerou tomadas de posição como a de deputados do PS ou do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, bem como do líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, e da deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, e motivou já dois abaixo-assinados de diretores de serviço.
O atual conselho de administração, liderado por Ev(...)
Rui Guimarães não foi notificado da nomeação do novo conselho de administração aprovado e soube da substituição pela comunicação social, disse fonte próxima do hospital.
Fonte próxima do hospital disse à agência Lusa que o agora ex-presidente do conselho de administração da ULSGE “estava fora para prestar assistência ao filho e soube da nomeação pelo Público”.
O atual presidente da Câmara de Amarante foi designado pelo Governo para presidir ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, pelo que José Luís Gaspar vai renunciar ao mandato.
Em comunicado, o Conselho de Ministros refere que o social-democrata José Luís Gaspar será acompanhado no órgão de gestão da ULS pelos vogais Carmen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, Sónia Manuela Rodrigues Moreira, Jorge Luciano Leite Monteiro, Valentina Alexandra Maia Borges e Pedro Dinis Silva Mendes.
O mandato da nova administração será de três anos.
Contactada pela Lusa, a atual administração não quis comentar a designação anunciada pelo Governo.
O presidente da Câmara de Amarante, distrito do Porto, remeteu uma reação para uma conferência de imprensa agendada para sexta-feira, na qual, segundo fonte autárquica, será anunciada a renúncia ao mandato.
A ULS do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, compreende o território de 11 concelhos, correspondendo a cerca de 500 mil habitantes, gerindo as unidades hospitalares de Penafiel e Amarante.