21 fev, 2025 - 18:20 • Redação
O truque é pôr um punhado de frutos secos naquele que já for o pequeno-almoço habitual. Mas não é qualquer um. Uma nova investigação sobre alimentação e funcionamento do cérebro conclui que há um, em específico, que melhore o tempo de reação e a memória. A pesquisa foi publicada na revista Food & Function.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Segundo os investigadores, é a noz que pode dar este estímulo adicional ao cérebro. E não é preciso muito: bastam 50 gramas pela manhã, que podem ser adicionados ao iogurte ou ao muesli, ou simplesmente, as nozes podem ser comidas sozinhas. A pesquisa foi liderada por Claire Williams, da Universidade de Reading.
“Este estudo ajuda a fortalecer o argumento das nozes como alimento para o cérebro", disse, em comunicado. “Um punhado de nozes ao pequeno-almoço pode dar aos jovens adultos uma vantagem mental quando precisam atingir o seu melhor desempenho."
Para chegar a estas conclusões, a equipa acompanhou 32 adultos, entre 18 e 30 anos, que foram convidados a tomar um pequeno-almoço rico em nozes ou um com calorias equivalentes. Seis horas depois, participaram em vários testes cognitivos e de memória..
Aqueles que comeram os frutos secos responderam até 22 milissegundos mais rápido aos exercícios de atenção e conseguiram lembrar-se, em média, de 0,4 palavras a mais em testes de memória.
As nozes são uma fonte de minerais como potássio, magnésio e cálcio