Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Controlada fuga de amoníaco no Prior Velho, Loures

26 fev, 2025 - 06:13

Durante a madrugada, e por precaução, mais de 50 pessoas foram obrigadas a sair de casa devido a um derrame de amoníaco numa empresa de produtos alimentares.

A+ / A-
Está controlada a fuga de amoníaco de uma empresa de carne de aves no Prior Velho, Loures. Cerca de 13 horas depois, os moradores já regressaram às suas casas após medições do índices tóxicos.
Por precaução, foi necessário evacuar habitações e empresas vizinhas, explica o comandante Armando Batista, dos bombeiros de Sacavém.

"Foram 22 pessoas retiradas de casa e outras 39 foram retiradas no imediato de uma empresa contígua. Depois promovemos a evacuação de outras empresas, num número superior a 170 pessoas", assegura Armando Batista.

Entre as 7h00 e as 8h00 tinha tinha sido reforçado o número de operacionais no terreno, apesar de, na sua página na Internet, a Proteção Civil dar a situação como "em resolução".

Durante a madrugada, e por precaução, mais de 50 pessoas foram obrigadas a sair de casa devido a um derrame de amoníaco numa empresa de produtos alimentares.

Os bombeiros apelam aos residentes na zona para que não entrem em pânico, no caso de sentirem cheiro a amoníaco nos esgotos. Parte da substância pode ter entrado nos coletores de águas e ter chegado à ETAR daquela zona.

O alerta foi dado às 3h53, devido ao "derrame de mil litros de amoníaco", disse um porta-voz do Comando Sub-regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A mesma fonte indicou que "foi acionado o veículo do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa especializado neste tipo de ocorrência" e que a fuga "já está controlada".

O porta-voz disse que foi criado um perímetro de segurança com uma extensão de 200 metros, algo que levou a que 52 pessoas foram retiradas das suas habitações, "apenas por precaução".

Por volta das 5h45, ainda estavam no local 26 operacionais e nove veículos, de acordo com o portal na Internet da ANEPC.

[notícia atualizada - moradores regressaram a casa]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+