26 fev, 2025 - 06:13
"Foram 22 pessoas retiradas de casa e outras 39 foram retiradas no imediato de uma empresa contígua. Depois promovemos a evacuação de outras empresas, num número superior a 170 pessoas", assegura Armando Batista.
Entre as 7h00 e as 8h00 tinha tinha sido reforçado o número de operacionais no terreno, apesar de, na sua página na Internet, a Proteção Civil dar a situação como "em resolução".
Durante a madrugada, e por precaução, mais de 50 pessoas foram obrigadas a sair de casa devido a um derrame de amoníaco numa empresa de produtos alimentares.
Os bombeiros apelam aos residentes na zona para que não entrem em pânico, no caso de sentirem cheiro a amoníaco nos esgotos. Parte da substância pode ter entrado nos coletores de águas e ter chegado à ETAR daquela zona.
O alerta foi dado às 3h53, devido ao "derrame de mil litros de amoníaco", disse um porta-voz do Comando Sub-regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A mesma fonte indicou que "foi acionado o veículo do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa especializado neste tipo de ocorrência" e que a fuga "já está controlada".
O porta-voz disse que foi criado um perímetro de segurança com uma extensão de 200 metros, algo que levou a que 52 pessoas foram retiradas das suas habitações, "apenas por precaução".
Por volta das 5h45, ainda estavam no local 26 operacionais e nove veículos, de acordo com o portal na Internet da ANEPC.
[notícia atualizada às 11h33 de 26 de fevereiro de 2025 com detalhes atualizados]