27 fev, 2025 - 17:50 • João Pedro Quesado , Carla Fino , Maria João Costa
A chuva persistente e forte em Lisboa já provocou mais de 100 ocorrências esta quinta-feira. Segundo a Proteção Civil, a maioria das ocorrências está relacionada com inundações e entupimentos da via pública.
Segundo as informações mais recentes da Proteção Civil, foram registadas 125 ocorrências entre a hora de almoço e cerca das 17 horas. Há danos em garagens e habitações, e estão cortadas a EN 249-4 em Trajouce, Cascais (devido a uma inundação), a Estrada das Fontainhas, em Tercena, e a Rua São Francisco Xavier, em Mem Martins.
“Maioritariamente limpezas de via resultante dos inertes arrastados para as estradas, estas ocorrências incidiram sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa”, disse à Renascença o comandante Pedro Araújo, especificando os “concelhos de Cascais, Oeiras, Sintra, Loures, nas zonas mais vulneráveis historicamente associadas a este tipo de ocorrências”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso amarelo para a chuva forte, em vigor até às 21h, nos distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Setúbal, Beja e Faro.
Até às 18 horas, os distritos de Lisboa e Setúbal estão sob aviso laranja devido à precipitação.