Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

GNR apreende 1.880 litros de aguardente numa destilaria ilegal na Régua

28 fev, 2025 - 11:56 • Olímpia Mairos

No decorrer da ação foi constituído arguido um homem de 45 anos. O valor da mercadoria apreendida ascende a 18.000 euros.

A+ / A-

A GNR apreendeu 1.880 litros de aguardente e um alambique artesanal que se encontravam numa destilaria ilegal, no concelho de Peso da Régua.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que a apreensão ocorreu no âmbito de ações de fiscalização direcionadas para o controlo de produtos sujeitos a imposto especial de consumo.

“Os militares da Guarda fiscalizaram uma destilaria ilegal, que não possuía estatuto aduaneiro de produção e/ou armazenamento de bebidas alcoólicas”, lê-se no comunicado.

A nota acrescenta que da ação de fiscalização resultou “a apreensão de 1. 880 litros de aguardente, bem como do equipamento utilizado na respetiva produção, designadamente um alambique artesanal”.

Segundo a GNR, o valor da mercadoria apreendida “ascende a 18.000 euros, sendo que o valor presumível da prestação tributária traduz-se em cerca de 16.000 euros, consubstanciando um crime de introdução fraudulenta no consumo”.

O homem, de 45 anos, foi constituído arguido durante a ação e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

A operação foi desenvolvida pela Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, em colaboração com agentes de fiscalização do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+