Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Algarve

Barragem de Odeleite alvo de descarga pela primeira vez desde 2018

18 mar, 2025 - 19:32 • Lusa

Também na Barragem do Beliche deverá ser feita uma descarga controlada.

A+ / A-

A Barragem de Odeleite, em Castro Marim, no Algarve, foi esta terça-feira de manhã alvo de uma descarga controlada temporária, algo que não acontecia desde 2018, disse à Lusa a porta-voz da Águas do Algarve.

"Só nesta noite, o nível da barragem [de Odeleite] subiu cerca de dois metros devido à pluviosidade intensa e, mesmo por questões de segurança das barragens, tem de se abrir comportas", referiu Teresa Fernandes.

O início da descarga da barragem, a mais importante do sotavento (leste) algarvio, está previsto acontecer a partir das 10h00, sendo que a hora ideal para a operação é calculada "ao minuto", o que já levou a algumas alterações da hora prevista.

Também a Barragem do Beliche, situada no mesmo concelho do distrito de Faro, a jusante da de Odeleite, deverá ser alvo de uma descarga controlada, uma vez que os níveis de água também se encontram muito elevados, acrescentou.

A Barragem do Beliche está ligada à de Odeleite por um túnel, que agora está fechado, e está também praticamente cheia, pelo que a descarga poderá ocorrer já nos próximos dias, adiantou Teresa Fernandes.

As duas barragens encontram-se atualmente com cerca de 90% da sua capacidade, estando a de Odeleite com 94% da sua capacidade e a do Beliche com 89%, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) referentes a segunda-feira.

Segundo a porta-voz da empresa que gere o sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Algarve, a Barragem de Odelouca, no barlavento (oeste) algarvio, também subiu cerca de dois metros durante a noite.

Segundo dados da APA, as seis albufeiras que abastecem a região do Algarve estavam na segunda-feira com 71% de capacidade total de armazenamento.

A barragem do Arade, também no barlavento algarvio, é a que está com os níveis de água mais baixos (20%), estando a receber água da albufeira do Funcho, que se encontra com 75% da sua capacidade.

Já a Barragem da Bravura, igualmente no lado oeste da região e que há pouco tempo tinha apenas 15% de capacidade, está agora com 43%.

Na passada sexta-feira, o Governo anunciou, em Faro, que as restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas equiparando todos os setores, com a imposição de reduções de 5% à agricultura, setor urbano e turismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+