Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Parceria entre Eletrão e bombeiros consegue quase três mil toneladas de resíduos para reciclar

20 mar, 2025 - 14:05 • Redação

A campanha Quartel Eletrão recolheu mais 2.700 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, em 2024. A campanha contou com 217 associações de bombeiros voluntários de todo o país.

A+ / A-

Foram recolhidas mais de 2.700 toneladas de resíduos, em 2024, através da campanha Quartel Eletrão, o que correspondeu a 10% do volume total de recolhas desse ano pela empresa Eletrão.

O ano de 2024 contou com a contribuição de 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, que recolheram 2.725 toneladas de equipamentos elétricos usados, 29 toneladas de pilhas e baterias e 19 toneladas de lâmpadas.

Esta campanha apresentou os números mais altos das nove edições, com um aumento de recolhas de mais de 20% quando comparado aos valores do ano anterior.

As associações são incentivadas à cooperação e sensibilização da comunidade para a reciclagem destes resíduos através de prémios. O valor atingido em prémios também foi o valor mais alto até então, com mais de 316 mil euros a serem distribuídos.

A diretora de comunicações do Eletrão, Ana Marques, considera que o trabalho do quartéis é "fundamental para a proteção do ambiente e de sensibilização da população para a reciclagem, o que também nos ajuda a cumprir os nossos objetivos enquanto empresa e enquanto país, no que diz respeito às metas de reciclagem".

Os Bombeiros Voluntários do Fundão foram os grandes vencedores de 2024, com mais de 118 toneladas recolhidas, recebendo de prémio um veículo de combate aos incêndios no valor de 70 mil euros.

Já os Bombeiros Voluntários de Cantanhede recebem o segundo prémio no valor de 5 mil euros, convertível em equipamento de proteção individual.

Muitas outras associações receberem diferentes prémios para as diferentes categorias premiáveis, desde prémios regionais, de maior crescimento ao longo das edições ou novo aderente à campanha com maior recolha. Porém, todas as associações foram recompensadas pelos seus esforços, com a atribuição de 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias recolhidas.

"A nossa estratégia passa por reforçar a visibilidade local dos quartéis, a visibilidade do trabalho que eles têm e o envolvimento na comunidade. Os quartéis têm muito impacto na população. Nós participamos e apoiamos os quartéis, o que traz um retorno maior. É um trabalho muito de proximidade, de conhecimento do trabalho dos bombeiros em todas as vertentes, nomeadamente nesta de proteção ambiental associada à gestão de resíduos", acrescenta Ana Marques.

O Quartel Eletrão é uma campanha do Eletrão que se junta a associações de bombeiros voluntários para uma sensibilização da comunidade para a reciclagem de resíduos como pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos. Ao longo das nove edições, os bombeiros voluntários já recolheram cerca de 17 mil toneladas, com o valor de cerca de 1,8 milhões recebidos em prémios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+