25 mar, 2025 - 09:28 • Olímpia Mairos
As autoridades registaram na última semana “2.518 acidentes”, menos 26 do que em 2024, no âmbito de mais uma edição da campanha “Viajar sem pressa”.
Durante a campanha, morreram três pessoas, menos seis do que há um ano, e quase 650 ficaram feridas, 30 com gravidade, menos 135 do que no período homólogo.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
As vítimas mortais são dois homens e uma mulher, com idades entre 23 e os 60 anos.
Os três acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga, Porto e Santarém e consistiram em três despistes, que envolveram três veículos ligeiros.
Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam à fiscalização de 57,0 mil veículos.
Do total de 5,6 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, 4,9 milhões pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR, registaram-se 23,4 mil infrações.
Das 12,7 mil infrações relativas ao excesso de velocidade, 12,6 mil registaram-se no Continente e 117 nas Regiões Autónomas, tendo sido 3,2 mil detetadas pela GNR e 1,3 pela PSP.
A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida conjuntamente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 18 e 24 de março e teve como objetivo “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, por ser uma das principais causas dos acidentes nas estradas”.
Esta foi a terceira das 11 campanhas planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais oito campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, a GNR e a PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança, Telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
À semelhança de 2024, durante este ano serão realizadas campanhas de sensibilização e de fiscalização com as mesmas temáticas.
Das três campanhas que decorreram em 2025, foram realizadas 14 ações, durante as quais mais de 1.100 pessoas foram sensibilizadas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi de 203,3 mil. Por radar, foram controlados cerca de 14,5 milhões de veículos.