Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

SNS quer contratar mais de mil médicos aposentados

26 mar, 2025 - 20:32 • Lusa

Ministério da Saúde justifica aumento de utentes sem medico de família com o aumento das inscrições nos cuidados de saúde primários.

A+ / A-

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai poder contratar mais de mil médicos aposentados, entre os quais 500 médicos de família, até ao final do ano, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

A governante explicou que serão abertos concursos na próxima semana com mais de meia centena de vagas para recém-especialistas para Medicina Geral e Familiar e 1.070 vagas para médicos aposentados.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Quando eu falo de médicos de família, estou a falar de cerca de 525 vagas. Tudo o resto (…) são vagas de especialidades hospitalares”, afirmou, à margem do 15.º aniversário dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em Lisboa.

De acordo com Ana Paula Martins, há “uma grande quantidade de médicos” disponível para ficar no SNS e o despacho dos concursos será publicado na próxima semana.

“Quando falamos de médicos de família, é disto que estamos a falar: estas 525 vagas mais 93 (…) de vagas carenciadas, em zonas frágeis. (…) E depois temos médicos aposentados, nem todos ficam connosco 40 ou 35 horas. Têm contratos que são contratos importantes também e que ficam com uma parte importante destes utentes”, realçou.

“Seguramente que vamos conseguir, espero eu, dar um salto importante em termos de mais pessoas com médicos de família”, acrescentou.

A meio da tarde de hoje, o Ministério da Saúde esclareceu em comunicado que “entre abril de 2024 e fevereiro de 2025 verificou-se o registo de mais 173.970 novos utentes inscritos em cuidados de saúde primários (CSP) e, neste mesmo período, foi atribuído médico de família a mais 175 530 utentes”.

A nota do tutela surgiu depois de o Jornal de Notícias ter hoje noticiado que havia mais de 35 mil utentes sem médico de família do que há um ano.

“No total, 8.951.224 utentes tinham médico de família em fevereiro de 2025. No mesmo mês, existiam 1.565.255 utentes sem médico de família, mais 35.900 utentes face a igual mês de 2024”, indicou.

A tutela adiantou ainda que o número de inscritos nos CSP aumentou, verificando-se que em fevereiro existiam mais 121 mil inscritos do que no mês no ano passado.

“Nós ainda temos um longo trabalho, o país tem um longo trabalho, o Ministério da Saúde tem um longo trabalho para conseguir garantir a todos os portugueses e àqueles que estão a viver entre nós e que têm connosco o seu projeto de vida acesso àquilo que é uma equipa de saúde familiar”, assinalou Ana Paula Martins.

A ministra lembrou os registos no Registo Nacional de Utentes estão sempre a aumentar.

“Nós temos gente nova todos os meses, porque são imigrantes que são legalizados, pessoas que, entretanto, não estavam registadas e que se registam”, vincou.

[Notícia corrigida - NOVA VERSÃO PARA CORRIGIR NO TÍTULO E NO PRIMEIRO PARÁGRAFO QUE OS 500 MÉDICOS DE FAMÍLIA ESTÃO INCLUIDOS NOS MAIS DE MIL MÉDICOS APOSENTADOS A CONTRATAR ATÉ AO FINAL DO ANO, APÓS CLARIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+