Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Com sol e calor, tenha cuidado se for à praia: "Ainda há muita agitação marítima"

30 mar, 2025 - 17:55 • Alexandre Abrantes Neves

Autoridade Marítima pede à população para evitar os banhos, ter cuidado nos passeio à beira-mar e vigiar permanentemente as crianças. "O mar ainda é de inverno", alertam as autoridades.

A+ / A-

O sol e as temperaturas mais elevadas dão vontade de ir a banhos, mas a cautela à beira-mar nesta altura do ano tem de ser redobrada. É o apelo da Autoridade Marítima Nacional que, em fim-de-semana de calor, relembra que o mar “ainda é de inverno” por estas semanas e que isso exige maiores cuidados para quem for à praia.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Apresenta um risco elevado de efeitos de agitação marítima, de ondulação forte que se verifica, normalmente, neste período do ano. Isto origina zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros nas praias, que não se encontram ainda sinalizados”, assinala, em declarações à Renascença, o comandante Sá Granja, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

Nos próximos dias, quem anda perto do mar “deve sempre pensar que a segurança começa em si” e deve seguir um conjunto de precauções, a começar por evitar os mergulhos e garantir a segurança das crianças na praia.

Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto. Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia morada. Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água. E, caso se testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”, apelou.

Este domingo, a Autoridade Marítima informou em comunicado que três homens foram resgatados do mar na praia da Rocha, em Portimão. O alerta foi dado pelas 13h58 e, no local, estiveram operacionais da Polícia Marítima, da Estação Salva-vidas de Ferragudo, dos Bombeiros Voluntários e do INEM. Um dos resgatados teve de ser levado até ao hospital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+