31 mar, 2025 - 15:43 • Redação
Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois de um acidente no Campo de Tiro de Alcochete, no distrito de Setúbal.
"Um engenho explosivo foi a causa desta morte e deste ferido", disse à CNN Portugal o ministro da Defesa, Nuno Melo.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Foi aberto um inquérito para apurar as causas do acidente, indicou o governante.
Em comunicado divulgado anteriormente, a Força Aérea disse que dois homens estavam "a realizar o corte de pinheiro manso, fora dos perímetros das carreiras de tiro".
Os trabalhadores pertencem a uma empresa privada contratada pela Força Aérea para a realização de atividades de gestão florestal do Campo de Tiro, esclarece-se no comunicado. "Após a ocorrência, comunicada à Força Aérea pela própria empresa, foram de imediato acionados os meios de socorro".
As causas do acidente estão ainda a ser apuradas, segundo a Força Aérea que, questionada pela Renascença, esclareceu que aquela é uma zona florestal, sem locais de armazenamento de munições ou armas.
No entanto, a agência Lusa, que cita fonte da Proteção Civil, escreve que o alerta foi dado às 13h45 após "detonação de um engenho explosivo", tendo-se deslocado ao local seis viaturas, 15 operacionais e um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
[notícia atualizada às 17h26 - com declarações do ministro da Defesa]