Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

João Massano é o novo bastonário da Ordem dos Advogados

31 mar, 2025 - 21:10 • Liliana Monteiro

Segunda volta nas eleições ditaram mudança de rumo. Candidato da Lista R venceu a atual bastonária Fernanda de Almeida Pinheiro.

A+ / A-

João Massano, da lista R, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, é o novo bastonário da Ordem dos Advogados.

Na segunda voltas das eleições, João Massano ganhou com 54,58% dos votos, vencendo assim a candidatura intitulada “Juntos podemos mais”.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Fernanda de Almeida Pinheiro não foi além de 45,42% e deixa de ser bastonária da Ordem dos Advogados.

Votaram 20 mil advogados. A diferença entre os dois candidatos nesta segunda volta foi de 1.600 votos.

No seu programa, João Massano afirmava que “há outro caminho” para a advocacia, sendo necessário devolver o prestígio à Ordem. Sublinhando como fundamental uma Ordem ouvida na construção legislativa, patrocínio judiciário, que reforce o pilar de solidariedade.

O novo bastonário dos advogados quer mais “proximidade, inclusão e representatividade”. Promete considerar uma terceira via para a proteção social; remodelar a tabela de quotas cobradas pela Ordem, criar uma plataforma para arquivo digital; negociar a reversão do estatuto dos advogados; desenvolver um projeto de apoio à saúde destes profissionais.

Mas um dos grandes focos, à semelhança do que já vinha fazendo no Conselho Regional de Lisboa, é o da aposta na formação gratuita.

Há 15 anos ligado à Ordem, através do Conselho Regional de Lisboa, João Massano, de 54 anos, licenciou-se em Direito em 1994 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Está inscrito na Ordem dos Advogados desde 1997.

A Lista R, de João Massano, tinha obtido 30,95% dos votos, na primeira volta.

Fernanda de Almeida Pinheiro decidiu convocar eleições antecipadas por causa dos novos Estatutos que previam a constituição de novos órgãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+