Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Defesa

Força militar portuguesa inicia missão NATO nos Bálticos com quatro F-16

01 abr, 2025 - 13:47 • Lusa

Destacamento de 95 militares vai operar a partir da Estónia, na fronteira com a Rússia. Missão terá por objetivo a vigilância e a intervenção no espaço aéreo da região.

A+ / A-

Uma força nacional destacada de cerca de noventa militares e quatro aeronaves F-16 iniciou nesta terça-feira uma missão de policiamento aéreo da NATO nos Países Bálticos.

De acordo com uma nota divulgada pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), estes militares portugueses integram a partir desta terça a missão "enhanced Air Policing 25" da NATO, no espaço aéreo dos Países Bálticos.

O destacamento português, "composto por quatro F-16M e até 95 militares", vai operar a partir da Base Aérea de Ämari, na Estónia - país que faz fronteira com a Rússia.

Durante o período da missão, que decorre até 31 de julho, os F-16 portugueses estarão "em alerta de forma permanente para identificar, monitorizar e intervir, sempre que determinado, no espaço aéreo da região do Báltico", procedendo também à "vigilância de aeronaves militares e civis que não cumpram os regulamentos internacionais de voo".

Este tipo de missões da NATO têm como objetivo "apoiar países aliados a garantir a integridade, segurança e proteção do seu espaço aéreo".

De acordo com a nota do EMGFA, esta será a oitava participação de uma força portuguesa numa missão de policiamento aéreo nos Bálticos, sendo a primeira vez que se realiza a partir da Estónia.

Em 2024, as Forças Armadas portuguesas assumiram a missão "enhanced Air Policing" a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.

Esta força junta-se a um outro contingente português, de cerca de quarenta militares da Força Aérea, que na semana passada partiram também para a Estónia, para uma missão da Aliança Atlântica de vigilância e promoção da segurança marítima no Mar Báltico.

No âmbito desta missão, Portugal enviou também um avião P-3C para a base aérea de Ämari.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tudo bem
    01 abr, 2025 Europa 13:30
    Destacamentos na Europa para vigiar a Rússia, tudo bem. Agora em teatros distantes como na RCA onde estão a fazer o trabalho dos Camones...

Destaques V+