01 abr, 2025 - 07:50 • Olímpia Mairos
Começa esta terça-feira o período de entrega da declaração anual do IRS que termina a 30 de junho, sendo este o momento para os contribuintes procederem à contabilização final do imposto relativo aos rendimentos de 2024.
Para ajudar os contribuintes, a Deco Proteste disponibiliza um simulador de IRS, uma ferramenta útil para quem pretende otimizar a sua declaração de IRS e maximizar o potencial reembolso ou pagar o menos possível.
O simulador de IRS permite aos utilizadores “comparar diferentes cenários e tomar decisões informadas sobre a forma mais vantajosa de submeter o IRS”, informa a associação do consumidor.
Além disso, indica qual o cenário mais vantajoso, tendo em conta os rendimentos e despesas inseridos.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A ferramenta permite simular o impacto de diferentes opções, como o englobamento de rendimentos ou a entrega da declaração individualmente ou em conjunto, tendo em consideração as alterações nas tabelas de retenção na fonte, as deduções mais recentes, o IRS Jovem ou até a existência de incapacidades fiscalmente relevantes.
Com o simulador, os contribuintes podem “importar dados do portal das Finanças ou introduzi-los diretamente, simular e depois comparar todos os cenários possíveis, saber qual o mais favorável e entregar diretamente ou gerar o ficheiro XML para submissão no portal das Finanças”.
“A plataforma IRS Simples oferece ainda uma linha de apoio telefónico, o e-book informativo ‘IRS Sem Complicações’ e um calendário fiscal com alertas SMS para prazos como o IUC e o IMI, dado que, pelo menos o IUC, não é notificado na data de pagamento, para além das datas mais relevantes da entrega IRS”, adianta a Deco Proteste.
O simulador da Deco Proteste também permite antecipar o impacto das mais recentes mudanças fiscais no IRS de 2025.
A Deco Proteste lembra que em 2024 os salários líquidos subiram por força das medidas fiscais implementadas, avisando que isso “pode repercutir-se em mais imposto a pagar ou reembolsos mais modestos”.
Por isso, Soraia Leite, porta-voz da Deco Proteste, citada em comunicado, sublinha que “com as novidades fiscais de 2024, é ainda mais importante simular diferentes cenários e garantir que se está a aproveitar todas as deduções e benefícios fiscais disponíveis”.