Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Câmara de Lisboa promove sessão sobre polémica remoção de jacarandás

02 abr, 2025 - 11:59 • Lusa

Sessão pública, hoje, às 18h30, no Fórum Lisboa, conta a presença da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, e dos diretores municipais do Urbanismo e do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa promove esta quarta-feira uma sessão técnica de esclarecimento do projeto urbanístico de Entrecampos, perante acesa contestação pública à remoção de jacarandás na Avenida 5 de Outubro para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

A autarquia lisboeta tinha anunciado duas sessões públicas de apresentação do projeto para 28 de março e 2 de abril, mas cancelou a iniciativa do primeiro dia, invocando elevado número de interessados em participar e anunciando uma sessão única, no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

No "site" da câmara, confirma-se "sessão pública de apresentação e esclarecimento" sobre o projeto de Entrecampos, hoje, às 18h30, no Fórum Lisboa, com a presença da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, e dos diretores municipais do Urbanismo e do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia.

Segundo a autarquia, a entrada na sessão do Fórum Lisboa estava sujeita a inscrição prévia e, na terça-feira, informava-se que as inscrições estavam encerradas, uma vez que "foi atingido o número máximo de participantes".

A construção de um parque de estacionamento subterrâneo, no âmbito da operação urbanística de Entrecampos, nos antigos terrenos da Feira Popular, motivou a contestação de moradores e partidos da oposição por implicar o abate de dezenas de jacarandás.

Contra este processo, a petição "Não ao abate dos jacarandás da Av. 5 de Outubro", criada em 21 de março - Dia da Árvore, reunia na terça-feira mais de 53.900 assinaturas.

Segundo a Câmara de Lisboa, no eixo da Avenida 5 de Outubro há 75 jacarandás, dos quais 30 serão mantidos, 20 serão transplantados (a que se juntarão dois plátanos) e os restantes 25 serão abatidos. Simultaneamente, serão replantados 39 jacarandás, a que se juntarão 49 outras árvores.

Numa nota, a autarquia presidida por Carlos Moedas (PSD) indicou que "está ainda garantida a plantação de mais 200 jacarandás em diversos locais da cidade", mas Nuno Prates, um dos primeiros peticionários contra o abate dos jacarandás, disse à Lusa que a plantação "em cima da hora" nada tem a ver com o anunciado transplante e abate de árvores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+