Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

GNR deteta lancha rápida no Mediterrâneo com 34 migrantes a bordo

02 abr, 2025 - 09:16 • Lusa

Ao chegar a terra, os migrantes fugiram e a Guardia Civil apreendeu a embarcação suspeita, iniciando uma operação de busca terrestre e intercetando um total de 24 migrantes e um facilitador.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou no Mar Mediterrâneo, próximo de Almeria, em Espanha, uma lancha rápida com 24 migrantes e bordo, tendo alertado a Guarda Civil e seguido a embarcação até terra.

Num comunicado hoje divulgado, a GNR explica que a lancha rápida com os migrantes a bordo foi detetada no sábado, por elementos da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) que seguiam numa ação de patrulhamento costeiro para fiscalizar atividades ilícitas transfronteiriças e controlar fluxos de imigração irregular.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Depois de detetarem a lancha, a alta velocidade, os militares da GNR que seguiam na Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador alertaram a Guardia Civil de Espanha e acompanharam a embarcação, com o apoio dos meios aéreos da Frontex.

Ao chegar a terra, os migrantes fugiram e a Guardia Civil apreendeu a embarcação suspeita, iniciando uma operação de busca terrestre e intercetando um total de 24 migrantes e um facilitador.

Na nota hoje divulgada, a GNR explica que participa com a LPC Bojador na operação "Joint Operation SPAIN - INDALO 2025", liderada pela Guardia Civil e que decorre até ao dia 16 de abril, sob a égide da Frontex, Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira.

Esta intervenção decorre no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, cujos objetivos são a vigilância fronteiriça, o controlo de fluxos de imigração irregular, o combate à criminalidade transfronteiriça, o reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e o apoio a operações de busca e salvamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não são precisos
    02 abr, 2025 Mais ilegais, os que estão na Europa, chegam 14:01
    Deportação imediata, é o caminho a seguir. Ilegais, já bastam os que andam por aí, graças a legislações permissivas e táticas de "porta aberta". Não são precisos mais ilegais.

Destaques V+