Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Quase 30% dos motoristas chumbam no exame para TVDE

02 abr, 2025 - 07:30 • Tomás Anjinho Chagas

Alunos de português língua não materna têm “taxa de reprovação maior” e IMT reconhece que o nível de exigência tem vindo a aumentar desde fevereiro, altura em que começou a ser obrigatório fazer um exame para ter a licença para ser motorista na Uber ou na Bolt. Há mais de 37 mil motoristas ativos.

A+ / A-

As regras apertaram em fevereiro deste ano, a partir do dia 13, os candidatos a motorista TVDE passaram a ter de fazer um exame ministrado pelo IMT. Até aí, os motoristas só tinham de pagar e frequentar o curso das escolas de condução.

Em resposta às perguntas da Renascença, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) revela que até agora foram realizados 829 exames, dos quais foram registadas 235 reprovações. Ou seja, 28% dos alunos que se propõem a exame chumbaram.

A taxa de reprovação é maior nos condutores estrangeiros: “Tipicamente os alunos provenientes de países em que o português não é a língua materna registam uma taxa de reprovação maior”, confirma o IMT na resposta escrita.

Apesar disso, o IMT esclarece que não tem competências para avaliar o conhecimento de português dos candidatos.

Em fevereiro de 2025, havia 37 mil 135 motoristas TVDE ativos em Portugal. Há três empresas registadas para este tipo de serviço: Uber, Bolt e It’s My Ride.

IMT assume que exame aumentou “exigência”

O IMT prefere não criticar diretamente as escolas de condução que dão os cursos para TVDE, mas assume que “a alteração do regime de avaliação da formação TVDE aumentou o nível de exigência na formação”.

Com a taxa de reprovação quase nos 30%, o Instituto de Mobilidade e dos Tranpsortes acredita que o aproveitamento dos alunos pode vir a “evoluir favoravelmente quando o setor estiver mais ajustado” a esta avaliação.

Motoristas antigos vão ter de passar exame

Esta nova barreira de exigência só passou a existir a partir de 13 de fevereiro de 2025, mas há mais de 37 mil motoristas ativos, a esmagadora maioria dos quais, não teve de passar o exame.

O IMT esclarece que a nova lei “prevê que os motoristas de TVDE em exercício sejam sujeitos a avaliação na primeira renovação do seu certificado, a aplicar a todos os certificados que terminarem a validade a partir de 20 de junho de 2025”. Ou seja, podemos vir a assistir a uma diminuição de motoristas TVDE a circular, mas isso só o tempo dirá.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor
    02 abr, 2025 Montijo 19:06
    Isto é a demonstração de que antes algo se passava. Se investigarem as escolas de condução irão verificar que a taxa de reprovação era quase nula se não mesmo nula.
  • José Costa
    02 abr, 2025 Gaia 12:33
    Esperemos que continuem a aumentar as exigências. A do saber falar e escrever correctamente português. Mais qualidade e profissionalismo. E saber falar inglês britânico/americano e/ou francês e castelhano.

Destaques V+