Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Madeira. Albuquerque toma posse a 15 de abril, parlamento regional a 10

04 abr, 2025 - 13:35 • João Malheiro

Os vice-presidentes do parlamento madeirense serão eleitos mais tarde, no dia 23 de abril.

A+ / A-

O Governo Regional da Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, vai tomar posse a 15 de abril. Já o parlamento regional vai tomar posse já na próxima quinta-feira, dia 10 de abril. As datas foram aprovadas esta sexta-feira pela reunião da Comissão Permamente da Assembleia Legislativa Regional.

Na quinta-feira, os trabalhos do parlamento insular têm início às 15h00, com a eleição do presidente da mesa, dos secretários e vice-secretários. Os vice-presidentes do parlamento madeirense serão eleitos mais tarde, no dia 23 de abril.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O hemiciclo terá uma nova distribuição de lugares, sendo que à direita ficarão sentados os deputados do PSD, do CDS-PP e da Iniciativa Liberal, enquanto do lado esquerdo ficarão o Chega, o JPP e o PS.

O PSD venceu as legislativas regionais de 23 de março, com a eleição de 23 deputados, falhando por um a maioria absoluta, e assinou um acordo de incidência parlamentar e governativa com o CDS-PP, que obteve um assento na Assembleia Legislativa.

Miguel Albuquerque, presidente do executivo madeirense desde 2015, voltou a ser indigitado para formar governo pelo representante da República para a região, Ireneu Barreto.

O social-democrata foi constituído arguido num processo que investiga suspeitas de corrupção no início de 2024. Demitiu-se e foi reeleito em maio em eleições antecipadas, mas o seu executivo minoritário caiu com a aprovação de uma moção de censura em dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+