Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ASAE suspende atividade de cinco estabelecimentos durante fiscalização da água

07 abr, 2025 - 22:34 • Lusa

Operação "Águas Limpas" resultou também em 22 processos de contraordenação.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 57 operadores económicos com sistemas de abastecimento particular de água, resultando na instauração de 22 processos de contraordenação e na suspensão da atividade de cinco estabelecimentos.

Segundo um comunicado da ASAE divulgado esta segunda-feira, foi realizada uma operação nacional denominada "ÁGUAS LIMPAS", com o objetivo de fiscalizar sistemas de abastecimento particular de água em diversos estabelecimentos, incluindo captações e depósitos para se verificar a origem da água e as condições de fornecimento para o consumo humano.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Durante a operação, foram fiscalizados 57 operadores económicos, como estabelecimentos de restauração e bebidas, retalhistas, grossistas e indústrias, que resultaram em 22 processos de contraordenação, com infrações no que diz respeito ao incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, violação dos deveres da entidade exploradora e ausência do livro de reclamações.

Cinco operadores económicos viram ainda a sua atividade suspensa devido a incumprimentos graves relacionados com a higiene, infraestruturas e responsabilidade na gestão dos sistemas de abastecimento de água.

Foram também apreendidos 20 quilos de produtos de carne, avaliados em cerca de 100 euros, por não cumprirem os requisitos legais em matéria de segurança alimentar.

A ASAE garantiu que continuará a desenvolver ações de fiscalização por todo o território nacional com o objetivo de promover a segurança alimentar, a saúde pública dos consumidores e a concorrência leal entre operadores económicos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+