Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caso FEUP. Presidente e tesoureiro da associação de estudantes demitem-se

09 abr, 2025 - 08:34 • Redação

Assembleia geral esclarece que "nenhuma das captações" divulgadas "corresponde a imagens feitas upskirting, ou seja, debaixo de saias ou debaixo de mesas".

A+ / A-

O presidente e o tesoureiro da Associação de Estudantes (AE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) demitiram-se na sequência do caso da captação e divulgação não consensual de imagens de teor sexual por dois membros da associação.

Em comunicado saído da assembleia geral de terça-feira, a direção da AE pede desculpa às alunas alegadamente fotografadas e filmadas sem consentimento, lamentando que os “atos inaceitáveis” tenham quebrado a confiança da comunidade académica.

“Queremos publicamente pedir desculpa, sobretudo às estudantes afetadas pelos atos inaceitáveis e que condenamos desde o primeiro momento”, lê-se.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes na assembleia geral. Janelas tapadas, segurança a controlar a entrada dos alunos e polícia a organizar o trânsito foi o cenário que se assistiu no final da tarde de terça-feira. Os jovens envolvidos nas acusações não estiveram presentes.

Na reunião foi sublinhado que "nenhuma das captações" divulgadas "corresponde a imagens feitas upskirting, ou seja, debaixo de saias ou debaixo de mesas".

Vários estudantes pediram esclarecimentos sobre uma alegada violação que terá acontecido no edifício da AE, mas os responsáveis presentes disseram tratar-se de uma informação falsa.

A Associação de Estudantes referiu que conta com o apoio de um advogado de forma a mediar o conflito.

Para esta quarta-feira, está marcada nova assembleia para decidir sobre a marcação de novas eleições para a AE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+