09 abr, 2025 - 07:45 • Olímpia Mairos
A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou na terça-feira uma rede de tráfico de droga, que operava nos concelhos do Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, e deteve nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e os 34 anos.
Em comunicado, a força de segurança indica que no âmbito de uma investigação por tráfico de produtos estupefacientes, que decorreu ao longo de cerca de dois anos, “os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos atuavam de forma organizada e que se dedicavam ao tráfico de estupefacientes nos distritos do Porto e Vila Real”.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A investigação culminou com o cumprimento de onze mandados de detenção e 34 buscas, 14 domiciliárias, cinco em anexos e 15 em viaturas, nos dois distritos.
Segundo a GNR, no decorrer desta operação, foi apreendido diverso material, com destaque para 222 doses de cocaína, 11,4 doses de canábis, 19,54 doses de haxixe, 25,8 doses de MDMA, 843,6 doses de anfetaminas e 17.732 euros em dinheiro.
Os militares apreenderam ainda uma arma de fogo 37 munições de diferentes calibres, um cofre, duas soqueiras, um bastão extensível, cinco armas brancas, um taser (disfarçado de lanterna), um taco de madeira, material informático, dois computadores portáteis, um tablet, 12 telemóveis, uma câmara de videovigilância, um localizador GPS, 34 sacos herméticos, diverso material de embalamento, cinco balanças de precisão e dois moinhos.
Os detidos serão presentes esta quarta-feira no Tribunal Judicial de Vila Real, para aplicação de medidas de coação.
A GNR especifica que nesta operação, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Real, foram empenhados 73 militares da GNR, dos Comandos Territoriais de Vila Real, Viseu, Bragança, Aveiro e Porto. Esta operação contou ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).