Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Produção na construção cresce 2,2% em fevereiro

14 abr, 2025 - 11:50 • Lusa

Segundo o INE, os dois elementos que compõem o índice apresentaram evoluções distintas em termos homólogos, crescendo a construção de edifícios, mas contraindo na engenharia civil.

A+ / A-

O índice de produção na construção registou um aumento homólogo de 2,2% em fevereiro, crescendo 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado em janeiro, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, os dois elementos que compõem o índice apresentaram evoluções distintas em termos homólogos, crescendo a construção de edifícios, mas contraindo na engenharia civil.

O segmento da construção de edifícios avançou 4,3% em fevereiro em termos homólogos e acelerou 0,3 p.p. face a janeiro, enquanto a engenharia civil contraiu 1,0% no espaço de um ano, contra uma taxa de variação homóloga de 1,2% em janeiro.

Em termos de contributos para a taxa de variação homóloga do indicador, a construção de edifícios representou 2,6 pontos (2,4 pontos em janeiro) e a construção de edifícios um défice de 0,4 pontos (-0,5 pontos em janeiro).

Em termos de variação em cadeia, o índice de produção na construção avançou 0,5%, fruto dos avanços de 0,6% na engenharia civil e de 0,5% na construção de edifícios.

Em fevereiro, o índice de emprego em termos homólogos avançou 0,4 p.p. para um crescimento de 2,4%, enquanto as remunerações desaceleraram 1,1 p.p. para 7,9%:

A variação mensal do índice de emprego foi 1,0% (0,7% em fevereiro de 2024), enquanto a das remunerações se fixou em 2,5% (3,5% no mesmo mês de 2024).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+