Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comboios

Convocada greve na CP para 7 e 8 de maio

15 abr, 2025 - 19:48 • Pedro Caeiro , Ricardo Vieira

Sindicatos exigem "negociação coletiva de aumentos salariais dignos". Fectrans defende um aumento acima dos 100 euros por mês, mas administração da CP "decidiu implementar atualização de 34 euros".

A+ / A-

Foi convocada uma greve na CP - Comboios de Portugal para os dias 7 e 8 de maio, anunciou esta terça-feira a Fectrans - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações.

Os sindicatos estão contra a imposição de aumentos salariais "que não repõem o poder de compra" e exigem "negociação coletiva de aumentos salariais dignos".

Em declarações à Renascença, José Manuel Oliveira, coordenador nacional da Fectrans, afirma que “no processo de negociação com vista à atualização dos salários para este ano, fomos confrontados com a imposição de uma atualização salarial inferior ao crescimento do salário mínimo nacional.”

A administração decidiu implementar uma atualização de 34 euros por mês, o que para os sindicatos é meramente insuficiente, indica José Manuel Oliveira. A Fectrans considera "justo um valor acima dos 100 euros", para também garantir que a CP tem capacidade para reter e atrais novos trabalhadores.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Os representantes dos trabalhadores da CP defendem a "implementação do Acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado", refere a Fectrans, em comunicado.

Os sindicatos também escreveram uma carta aos ministros das Infraestruturas e das Finanças, com uma lista de exigências.

Pretendem que o Governo "instrua a administração da CP a cumprir as medidas excecionais constantes do relatório final acordado com os sindicatos e que, segundo a própria administração, já foi remetido ao ministério que tutela a empresa". Esse documento "é um compromisso conjunto e não pode ser alterado unilateralmente", sublinha o comunicado da Fectrans.

Os sindicatos apelam a que o executivo "dê orientações claras para que a administração da CP ultrapasse os valores que decidiu impor por ato de gestão e que analise com seriedade as contrapropostas".

Antes da greve de 7 e 8 de maio, está agendada uma reunião entre sindicatos e administração da CP, a 17 de abril, adianta a Fectrans.

"Esperamos que venha da parte dos responsáveis da empresa propostas concretas que respondam aos problemas que estão na origem deste conflito laboral", indicam os sindicatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Privatização Total
    15 abr, 2025 Já! 19:57
    Antes da TAP, estes deviam ser os primeiros a serem privatizados, e a 100%... Acabavam-se logo as greves, depois de muitos irem para a Rua!

Destaques V+