Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

associação zero

"Verdadeira montanha russa" do clima não deixa de surpreender ambientalistas

15 abr, 2025 - 09:05 • Ana Fernandes Silva , João Malheiro

Francisco Ferreira aponta que a sociedade tem de se adaptar "a um clima cada vez mais longe do normal".

A+ / A-

A associação ambientalista ZERO admite estar surpreendida com as conclusões do relatório conjunto do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicis da União Europeia e da Organização Meteorológica Mundial, apontando que o Clima está "numa verdadeira montanha russa".

Os fenómenos climáticos provocaram prejuízos estimados em 18,2 mil milhões de euros em 2024. Mais de 400 mil pessoas foram afetadas, segundo o relatório

À Renascença, Francisco Ferreira, da ZERO, aponta que a sociedade tem de se adaptar "a um Clima cada vez mais longe do normal" com um padrão "que não era o que nós prevíamos".

O ambientalista considera urgente a implementação de planos municipais de ação climática.

"Já deveríamos ter planos. No caso da realidade portuguesa, um dos pontos fundamentais é preparar-nos para chovadas intensas para assegurar que não temos situações dramáticas de cheias. E preparamo-nos para o oposto: situações de seca", explica.

O ano passado foi um dos dez mais chuvosos da Europa Ocidental desde 1950 e com mais inundações desde 2013. Segundo o estudo, tempestades e inundações causaram no mínimo 335 mortes.

Francisco Ferreira pede, ainda, cuidados para evitar as situações mais perigosas das ondas de calor, como os incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+