Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

APAV

Aumentam as denúncias de crimes sexuais contra menores

16 abr, 2025 - 08:57 • Ana Fernandes Silva

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima revela uma subida de 46% entre 2022 e 2024. Ainda assim, a associação acredita que os números estão muito aquém da realidade, pelo que considera "urgente" obter dados mais detalhados e rigorosos, através dos chamados "inquéritos nacionais de vitimação".

A+ / A-

Estão a aumentar as denúncias de crimes sexuais contra menores. De acordo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), estas denúncias subiram 46% entre 2022 e 2024, para um total de mais de 5.100 crimes.

"A maior parte destas situações chega pela família, mas há muitos pedidos de apoio vindo dos tribunais e também das próprias polícias, nomeadamente da Polícia Judiciária", diz à Renascença, Ca dirigente da APAV Carla Ferreira.

"São casos que nos chegam em termos de primeira comunicação, que depois estão encaminhados para as autoridades fazerem a sua própria investigação nas consequências que lhes estão reservadas", avança.

Apesar do aumento significativo das denúncias, a APAV acredita que os números estão muito aquém da realidade. "O que sabemos é muito pouco, estamos a falar de um tipo de crime que é muito pouco reportável, ou seja, há muitas situações que não são conhecidas", argumenta.
"As estatísticas são difíceis porque não sabemos, mas pelo menos eu diria que são reportados cerca de um em cada três, se não forem menos."

Carla Ferreira considera "urgente conhecermos estas situações numa perspetiva mais ampla", através dos chamados "inquéritos nacionais de vitimação".

"Isto já se faz noutros países, estudos que permitem ter uma fotografia mais detalhada daquilo que é a realidade da criminalidade sofrida pelas populações", aponta.

A APAV defende que é preciso "quebrar padrões" através da "prevenção universal" e, chama a atenção, para o "papel muito importante que tem o contexto escolar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+