22 abr, 2025 - 13:54 • Lusa
O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal esta terça-feira.
"Entre 25 de abril e 21 de setembro de 2025, o Município de Viseu convida toda a comunidade a redescobrir o Centro Histórico da cidade com menos carros e mais espaço para as pessoas", desafiou a autarquia liderada por Fernando Ruas.
Sob o mote "Centro histórico sem carros", o executivo destacou numa nota de imprensa que o encerramento ao trânsito terá lugar às sextas-feiras e vésperas de feriado entre as 19h e as 2h; aos sábados entre as 16h e as 02h; e aos domingos e feriados, entre as 15h e as 20h.
Esta iniciativa quer "a promoção de um centro histórico amigo do ambiente, sem carros, promovendo uma circulação segura e confortável para viseenses, visitantes e turistas, que residem ou visitam" a cidade.
A Polícia Municipal de Viseu é responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno. O executivo municipal referiu que a interdição contempla os principais acessos à zona antiga da cidade.
Em dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da travessa da Misericórdia. Esta mesma artéria será a via de acesso nos horários de culto e cerimónias religiosas na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia.
"Os moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras terão acesso autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar".
A iniciativa acontece, nas mesmas datas e com os mesmos moldes, há mais de cinco anos.