28 abr, 2025 - 19:41 • Eduardo Soares da Silva
Veja também:
A Redes Energéticas Nacionais (REN) revela que se verificou uma "grande oscilação na tensão espanhola" minutos antes da quebra energética em Portugal, na manhã desta segunda-feira, mas ainda não é conhecido o motivo que levou ao apagão geral.
Em conferência de imprensa, o administrador João Faria Conceição começou por dizer que "ainda não é possível apontar nenhuma causa concreta", mas foi possível assistir, "momentos antes das 11h33, uma grande oscilação de tensões na rede espanhola e, naquele momento, o sistema elétrico português estava num momento de importação para aproveitar uma energia mais barata de Espanha".
"Isso fez disparar algo semelhante aos disjuntores que temos em casa e o sistema veio todo abaixo", explicou Faria Conceição.
No entanto, ainda não se sabe o que causou a instabilidade na energia espanhola e, por consequência, a queda de toda a eletricidade na Península Ibérica. E também não é uma prioridade para a REN.
João Faria Conceição diz que "a preocupação atual não é tanto ir às causas, isso será a seguir, agora é preciso recuperar os consumos".
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Até chegar ao motivo - e "podem ser mil e uma causas" que levaram à quebra da energia - "vai demorar algum tempo" porque a REN "não quer criar falsas ideias".
"Já ouvimos de tudo hoje, não temos qualquer informação de um ataque cibernáutico e não temos qualquer informação que um avião caiu. Pode ter sido só a oscilação de tensões no sistema espanhol que se propagou para o português", explica.
A Redes Energéticas Nacionais (REN) avançou esta segunda-feira que fará tudo para que o apagão seja resolvido ainda esta segunda-feira, referindo que “cerca de 300 mil” consumidores já têm eletricidade, mas ressalvando que não se pode “dar um passo em falso”.
"Tudo o que depender da REN, vão acordar amanhã com eletricidade. Mas infelizmente não é só a REN que conta, é todo um sistema”, afirmou o administrador João Faria Conceição.