28 abr, 2025 - 06:58 • Redação com Lusa
A adesão à greve dos trabalhadores da CP é de 100%, não tendo circulado qualquer comboio desde o início da paralisação às 00h00, disse à Lusa fonte do SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante. Fonte da CP confirmou à Renascença que não há comboios a circular.
"A greve começou às 00h00 e até às 7h00 não circulou nenhum comboio. A adesão dos trabalhadores à greve é total. Não há serviços mínimos", adiantou à Lusa o sindicalista António Lemos.
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O sindicalista disse que a greve visa reivindicar melhores condições salariais para todos os Trabalhadores da empresa.
"Após exaustivas negociações com a administração da CP - Comboios de Portugal, foi possível chegar a um acordo satisfatório em relação aos aumentos salariais para o ano em curso, mas este acordo "aguarda deferimento por parte das tutelas governativas desde fevereiro de 2025".
A CP - Comboios de Portugal alertou para a possibilidade de "fortes perturbações na circulação" esta segunda-feira devido a uma greve convocada pelo SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, segundo um aviso publicado pela operadora.
"Por motivo de greve convocada pelo sindicato SFRCI, preveem-se fortes perturbações na circulação no dia 28 de abril de 2025 [hoje]", indicou a CP, acrescentando que "para esta greve, não foram definidos serviços mínimos".
Segundo a CP, as perturbações na circulação podem ainda sentir-se na terça-feira.
O sindicato explica que decidiu convocar uma greve com o objetivo de reivindicar melhores condições salariais para todos os trabalhadores da empresa.
A CP lembra, "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional" que permitirá "o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
Este reembolso ou troca podem ser efetuados "online" "até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras".
Passado este prazo, e até 10 dias após terminada a greve, indicou, "pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto "online" "reembolso por atraso ou supressão", com o envio da digitalização do original do bilhete".
[notícia atualizada às 10h40 de 28 de abril de 2025 dando conta de que não há comboios a circular]