28 abr, 2025 - 17:07 • Ricardo Vieira
Veja também:
A REN - Redes Elétricas Nacionais desmente categoricamente a notícia avançada pela agência Reuters de que vai demorar uma semana a restabelecer a eletricidade na sequência do apagão desta segunda-feira.
“A REN desmente categoricamente a informação de fonte anónima colocada a circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana”, refere a empresa em comunicado oficial enviado à Renascença.
A REN reafirma que “está já a proceder às operações tendentes à reenergização do sistema elétrico nacional, de cujo andamento irá dando conhecimento público, através dos seus canais oficiais”.
“Todas as informações provenientes de outras fontes devem ser desconsideradas”, apela a REN.
Num comunicado posterior, a REN avança que o fornecimento de eletricidade está a ser retomado de forma “muito gradual” na sequência do apagão desta segunda-feira.
De acordo com a empresa, o regresso da luz está a ser efetuado com recurso aos meios de produção nacional, nomeadamente as centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro.
Apagão
A informação foi avançada à Renascença pelo presid(...)
Para as 20h00 desta segunda-feira está previsto um novo ponto de situação.
A eletricidade começou a ser restabelecida em algumas zonas de Abrantes e dos concelhos vizinhos no distrito de Santarém, disse à Renascença o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos.
O apagão em Portugal teve início pelas 11h30 da manhã desta segunda-feira. Espanha, França e Alemanha também estão a ser afetados pelo problema.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, apela à calma e espera que eletricidade seja restabelecida ainda esta segunda-feira.
“Pedimos aos portugueses que confiem no trabalho que estamos a desenvolver para do ponto de vista da nossa capacidade de autonomia dos nossos centros de produção nacionais. Esperamos que ainda hoje toda a situação seja restabelecida.”