Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD quer que Caixa peça desculpa ao presidente da Câmara de Almeida

03 mai, 2017 - 14:26

Os habitantes de Almeida, no distrito da Guarda, decidiram, na terça-feira, dar mais um dia à administração da CGD para que possa repensar a manutenção do balcão local.

A+ / A-

O presidente dos Autarcas Social Democratas solicitou, esta quarta-feira, à administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que peça desculpa ao presidente da Câmara de Almeida pelo cancelamento de uma reunião após a ocupação da agência, "acto que empobrece a democracia", segundo os sociais-democratas.

Em conferência de imprensa na sede nacional do PSD, Álvaro Amaro lamentou a existência de uma "confusão democrática" já que a Caixa justificou o cancelamento da reunião de terça-feira com o presidente e o vice-presidente da Câmara de Almeida - que se descolaram a Lisboa e acabaram por ser recebidos pelo director-geral - com o facto de a agência ter sido ocupada pela população.

"Ontem [terça-feira] o país assistiu a um acto que empobrece a democracia. Quando uma administração da Caixa, um banco público, se recusa a receber um eleito, um autarca eleito por um povo de Almeida com um argumento de que não podem recebê-lo porque estava o povo concentrado na agência que a CGD quer encerrar, queria pedir à administração da Caixa que peça desculpa ao presidente da câmara de Almeida e, nele, a todos os autarcas", pediu.

O presidente dos Autarcas Social Democratas manifestou a sua indignação porque "um autarca não é um funcionário" e "não dá ordens ao povo", tendo, em nome dos eleitos pelas populações, apelado "à administração da CGD que peça desculpa".

Para Álvaro Amaro, que também é presidente da Câmara Municipal da Guarda, o banco público não "pode comportar-se apenas e só pela lei de mercado".

"Não sei se a CGD dá lucros ou prejuízo, mas tão importante quanto isso é a componente de olhar para o território de todo o país", defendeu.

O social-democrata considerou "inaceitável que, na reestruturação da CGD, se encerre uma agência na única sede de concelho".

Questionado se o Governo deveria intervir mais nesta decisão, Álvaro Amaro recordou que quem nomeia a administração é o Governo e por isso "não deve lavar as mãos como Pilatos" em duas componentes tão importantes. "O senhor primeiro-ministro não terá gostado. Aqui lhe deixo este repto, que não terá gostado como ex-autarca de não ver respeitado um autarca por uma administração nomeada", defendeu.

Os habitantes de Almeida, no distrito da Guarda, decidiram na terça-feira dar mais um dia à administração da CGD para que possa repensar a manutenção do balcão local.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alvaro augusto jorge
    05 mai, 2017 Costa da Caparica 11:49
    Só para chamar a atenção que os autarcas são eleitos pelo povo, independentemente de que partido sejam e os administradores são nomeados para uma missão de seviço. Em Almeida a população é envelhecida e a maios parte não tem meio de transporte para se deslocar a Vilar Formoso (15 Km) para receber a pensão, alerto igualmente que Almeida é o unico concelho que vai ficar sem CGD,., se fizessem o mesmo em Barrancos e que a população tivesse que se deslocar a Moura queria ver o que os Partidos de Esq. faziam, caía o carmo e a trindade, mas como em Almeida a autarquia não é desses partidos ninguém apoia e dizem mal da população. Em Portugal não vale tudo a esquerda não é mais democrática que a direita. (Nasci em Poço Velho uma pequena povoação do Concelho de Almeida)
  • este PSD
    04 mai, 2017 lis 16:09
    se não existisse tinha de ser inventado!...Partido Sem Destino com rapazolas piegas no comando! Os fundadores do partido que já faleceram devem estar a dar voltas na campa!
  • isidoro foito
    03 mai, 2017 elvas 15:21
    isto até dá graça a CGD um instituto a pedir desculpas a um presidente de camara que deve ser do PSD, a caixa tem que fazer o serviço dela para dar lucro e se naquela terra dá prejuízo , temos pena , mudem de banco pode-se receber a reforma em qualquer banco , e quanto ao pedir desculpa o PSD é que deve pedir desculpa a todos os portugueses pela equipa que la colocou que nada fez e como enganou os portugueses todos quando foi governo

Destaques V+