Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo fala de direitos humanos ao Presidente chinês, mas fica sem resposta

27 abr, 2019 - 16:24 • Celso Paiva Sol , na China

"Xi Jinping não focou pontos concretos da minha intervenção", disse o Presidente português aos jornalistas.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa garante que pediu ao Presidente Chinês que a sua estratégia global de expansão económica respeite os Direitos Humanos, mas ficou sem resposta.

Marcelo discursou, este sábado, no Fórum "Faixa e Rota" em Pequim, e para além das preocupações ambientais - que era o tema do seu painel de debate - garante também ter pedido à China respeito pelos direitos humanos.

"Terminei dizendo que o objetivo cimeiro era efetivar os direitos humanos. Xi Jinping ouviu a exposição, fez um comentário falando da conversa que tínhamos tido sobre a cooperação entre Portugal e a China, em Lisboa, e não focou pontos concretos da minha intervenção", contou o chefe de Estado.

A presença na 2ª Edição do Fórum "Faixa e Rota" marcou os dois primeiros dias de Marcelo Rebelo de Sousa na China.

Amanhã o dia será dedicado a algumas visitas simbólicas, como é o caso da Cidade Proibida, mas também por um almoço com difusores da cultura e língua portuguesa na China, e um jantar com empresas nacionais que já investem na segunda maior economia do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+