Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mensagem de Ano Novo

“2025 é o ano para resgatarmos as casas que perdemos para o turismo”, diz Mortágua

30 dez, 2024 - 07:00

Na mensagem de Ano Novo do Bloco de Esquerda, Mortágua promete impor “tetos às rendas, para travar o preço milionário e especulativo da habitação em Portugal”. Defende também que é necessário “reinventar o SNS”, apontando culpas tanto ao PS como PSD.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda quer entrar em 2025 para “ganhar” e vai à luta em quatro frentes: habitação, SNS, trabalho por turnos e Gaza.

Na mensagem de Ano Novo do partido, Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, diz que 2025 “é o ano para resgatarmos as casas que perdemos para o turismo”.

“Queremos voltar a ter famílias, onde hoje só mora Alojamento Local. Queremos encher as casas que os fundos especulativos esvaziaram”, explica.

Para alcançar tal objetivo, Mortágua promete impor “tetos às rendas, para travar o preço milionário e especulativo da habitação em Portugal”.

A coordenadora do BE defende ainda que é necessário “reinventar o SNS”, apontando culpas tanto ao PS como PSD.

“O PS deixou degradar os hospitais, deixou sair os profissionais, o PSD agradeceu o trabalho e quer agora entregar, definitivamente, o que resta da saúde ao negócio. É o velho sonho liberal em que o SNS deixa de ser para toda a gente e o acesso à saúde passa a ser apenas para quem pode pagá-lo”, diz.

Outra das bandeiras do BE 2025 será o trabalho por turnos. “Merece uma lei imponha novas regras de descanso e antecipação da idade da reforma. E, claro, para todos aqueles que trabalham tantas horas, lutaremos pela redução do tempo de trabalho. Pela generalização da semana de quatro dias”, afirma.

Por último, Mortágua aborda a guerra em Gaza. Prometer “manter toda a vigilância” das ações do Governo , de modo a evitar que Portugal seja “cúmplice da matança” de Israel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 8 Anos
    30 dez, 2024 País 11:29
    Curioso como estiveram 8 anos calados acerca destes assuntos enquanto o "amigo" PS lá estava, e agora que o governo é do PSD é que o Calhau de Esquerda não se cala 1 minuto que seja...
  • sara
    30 dez, 2024 Lisboa 08:12
    Não sabe mesmo em que consiste o real problema, venha a Almada e veja , casa subalugadas e depois quartos arrendados sem recibo, casa que são comprados por pessoas dos palop , e outros da asia, e com beneficos fiscais...portugal é um paraiso para os abusadores .

Destaques V+