02 jan, 2025 - 20:02 • Susana Madureira Martins
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou aos restantes conselheiros de Estado uma carta do líder do Chega, André Ventura, a apelar ao debate sobre a situação de segurança no país.
Em nota divulgada esta quinta-feira ao final da tarde no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa faz saber que encaminhou a missiva de André Ventura aos conselheiros para “transmitirem o que tiverem por conveniente”.
O líder do Chega tinha apelado ao Presidente da República, no final de dezembro, para se pronunciar sobre a segurança em Portugal e convocar um Conselho de Estado dedicado ao tema.
Na sequência de um tiroteio num centro comercial de Viseu, que provocou um morto, André Ventura adiantou, também, que o Chega vai agendar um debate no Parlamento sobre a segurança em Portugal, a 7 de janeiro.
O presidente do Chega afirma que o objetivo do debate é procurar chegar a consensos para criar um "pacote contra a insegurança, aprovado no parlamento e em vigor em todo o território nacional" que vise "combater as armas ilegais, aumentar penas para crimes relacionados com o crime organizado, com o tráfico de droga, de seres humanos e a criação de redes de prostituição".