Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Fantasmas que não existem": Rangel rejeita críticas da esquerda sobre imigração

03 jan, 2025 - 17:35 • Tomás Anjinho Chagas

Ministro dos Negócios Estrangeiros critica "radicalismo de esquerda e direita" e reitera que o Governo é "a favor da imigração regulada". Sobre eleições em Moçambique considera que posição portuguesa está a ser mal interpretada.

A+ / A-

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, rejeitou, esta sexta-feira, qualquer crítica da oposição em relação à forma como o Governo trata os imigrantes em Portugal.

À chegada da abertura do Festival de Cinema Indiano, no Cinema São Jorge, em Lisboa, o número dois do Governo disse mesmo que os partidos à esquerda querem "levantar fantasmas que não existem".

"Toda a gente sabe que o Governo é totalmente a favor das migrações, das comunidades que aqui estão e da sua integração. Sobre isso não há qualquer dúvida e só levanta dúvidas quem quer agitar fantasmas", criticou Paulo Rangel em declarações à Renascença e à SIC.

O ministro dos Negócios Estrangeiros fala num "princípio humanista do Governo" e rejeita críticas como as do Bloco de Esquerda, que acusou o Executivo da AD de adotar uma agenda de extrema-direita na sequência da mega operação policial no Martim Moniz.

"Discursos radicais usados pela esquerda e pela direita radical, em Portugal, sinceramente não têm lugar no Governo. Para esses não há lugar, nós somos a favor do respeito, tolerância e da imigração controlada. Não há uma família portuguesa que não entenda, não vale a pena estar a levantar fantasmas porque eles não existem", repete o ministro.

Moçambique. Posição do governo mal interpretada

"Acho que não se tem lido bem a posição portuguesa", é assim que o ministro, que é o responsável máximo da diplomacia portuguesa, responde às críticas sobre a posição portuguesa em relação às polémicas eleições presidenciais em Moçambique.

Recentemente, o Conselho Constitucional moçambicano confirmou os resultados que dão a vitória de Daniel Chapo, candidato da FRELIMO, partido que ocupa o poder desde a descolonização neste país.

Os resultados foram amplamente contestados pela oposição liderada por Venâncio Mondlane, que chegou a criticar Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa por terem reconhecido os resultados. No final do ano, o advogado e o mandatário de Mondlane foram assassinados, o que levou milhares de pessoas às ruas em protestos que têm provocado dezenas de mortes ao longo das últimas semanas.

Com a tomada de posse de Daniel Chapo marcada para dia 15 de janeiro, Paulo Rangel procura clarificar a posição do Estado Português.

"Apelamos ao diálogo entre todas as partes, à cessação de qualquer ato de violência, apelamos a uma reforma eleitoral e damos todo o apoio à comunidade portuguesa", resumiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Rangel acredita que inicialmente até o candidato Venâncio Mondlane percebeu mal a posição portuguesa. "Provavelmente também ele não leu o comunicado português, que também apela a uma reforma eleitoral".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alarido histérico
    04 jan, 2025 País 12:19
    A Esquerda depois do capote que levou nas Eleições, está reduzida a dar ao badalo quando aparecem casos como o "Martim Moniz". Não se deve ligar ao alarido histérico que fizeram. Até porque vai no sentido contrário ao sentir da população. Alguém viu alguma "vaga de fundo" da população portuguesa, aquela que tem problemas reais e que vive fora da bolha da malta politica, apoiá-los e segui-los?

Destaques V+