13 jan, 2025 - 22:20 • Ricardo Vieira , Tomás Anjinho Chagas , Susana Madureira Martins
A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, será a candidata do partido à Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas deste ano, avançou esta segunda-feira a edição online do jornal Público.
A informação foi também confirmada por uma fonte próxima do processo à Renascença, que garante que o processo está nesta altura "fechado" e que revela que o nome terá sido o escolhido com o empurrão de Pedro Nuno Santos. A escolha foi articulada com a Federação de Lisboa (FAUL) e com a concelhia do PS-Lisboa, assegura outra fonte.
O anúncio formal da candidatura poderá acontecer até ao final desta semana. A direção socialista aguardou pelas eleições na Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, onde Carla Tavares foi eleita, para anunciar o nome de Alexandra Leitão à câmara da capital.
Em cima da mesa também estava o nome da antiga ministra Mariana Vieira da Silva, mas a opção acabou por recair na atual líder parlamentar socialista.
Alexandra Leitão, de 51 anos, vai tentar conquistar a Câmara de Lisboa, que atualmente é liderada pelo social-democrata Carlos Moedas.
Autárquicas 2025
Socialistas preparam "plataforma abrangente" para (...)
A candidata socialista, que nasceu em Lisboa, em 1973, foi ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e secretária de Estado Adjunta e da Educação nos governos de António Costa.
Alexandra Leitão é doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi professora auxiliar.
Entre 2009 e 2011 foi diretora-adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), onde desempenhou funções de consultora de 1999 a 2009.
Foi também vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República, entre 2011 e 2015, e adjunta de Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XIII Governo Constitucional, entre 1997 e 1999.