17 jan, 2025 - 15:10 • Filipa Ribeiro
O Presidente da República não muda de posição e vai aguardar até ao final da Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas para se pronunciar.
A Comissão Parlamentar de Inquérito recebeu esta sexta-feira a resposta de Marcelo Rebelo de Sousa, à carta enviada recentemente a questionar se o chefe de Estado pretende ou não responder aos deputados.
Na resposta, Marcelo Rebelo de Sousa diz "acuso a receção da carta de vossa excelência de 9 de janeiro e mantenho a posição expressa na carta de junho".
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito e deputado do Chega, Rui Paulo Sousa, admite por isso, que Marcelo Rebelo de Sousa vai aguardar pelo final das audições para decidir se pretende responder.
Esta sexta feira é ouvida na CPI Ana Paula Martins, atual ministra da Saúde, na condição de ex-presidente do conselho de administração do Hospital de Santa Maria, cargo que ocupava em 2023, quando o caso das gémeas foi noticiado.
Em carta enviada ao presidente da Assembleia da Re(...)
A 31 de julho do ano passado, em mensagem na página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que iria esperar pelas audições para avaliar se realizaria ou não, nova declaração sobre o caso das gémeas.
"No caso vertente, sendo público que um número elevado de cidadãos irá ainda ser ouvido, o Presidente da República, que já se pronunciou publicamente sobre a temática em apreço, reserva a sua decisão quanto a nova pronúncia, para momento posterior a todos os testemunhos, por forma a ponderar se existe matéria que o justifique", refere o comunicado de Marcelo Rebelo de Sousa.
Só faltam mais duas audições na CPI, a Sandra Felgueiras, jornalista que denunciou o caso, e ao ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, que tem sido apontado como responsável por pedir a marcação da consulta das crianças no Santa Maria. Vai ser ouvido pelo segunda vez.