Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Emigrantes

Deportações de Trump. Governo atento, mas sem " alarme ou preocupação especial"

21 jan, 2025 - 16:16 • Tomás Anjinho Chagas , Miguel Marques Ribeiro

Paulo Rangel admite que existe uma "vigilância maior" e promete "diplomacia" para lidar com a situação.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros não antecipa "nenhuma crise" com os emigrantes portugueses a residir nos Estados Unidos da América.

Donald Trump tomou posse esta segunda-feira com a promessa de expulsar todos os estrangeiros ilegais. No entanto, Paulo Rangel não prevê grandes problemas nesta área.

"Sinceramente, não há nenhuma situação que indicie alarme ou uma preocupação especial", declarou à entrada para a comissão dos Assuntos Europeus, onde está a ser ouvido esta terça-feira no Parlamento.

O governante assegurou que o executivo está a acompanhar à situação. "Há uma atenção uma vigilância maior, mas obviamente isso será feito com todo o cuidado, com toda a diplomacia e, portanto, sinceramente, neste momento não antecipo nenhuma crise sobre esse ponto de vista", acrescentou.

Açores prepara plano de contigência

O Governo dos Açores começou já a preparar um plano de contingência para acolher emigrantes açorianos que venham a ser deportados por Donald Trump.

A comunidade açoriana a residir nos EUA concentra-se sobretudo nos estados de Rhode Island, Massachusetts e Califórnia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+