Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da Colômbia proíbe entrada de aviões militares com colombianos deportados dos EUA

26 jan, 2025 - 19:43 • Lusa

Desde a tomada de posse de Donald Trump, na passada segunda-feira, os Estados Unidos ainda não deportaram colombianos, mas já o fizeram com guatemaltecos e brasileiros.

A+ / A-

O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou este domingo que proibiu a entrada de aviões militares norte-americanos com colombianos deportados, afirmando que os migrantes devem ser tratados com dignidade.

“Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. É por isso que fiz recuar os aviões militares norte-americanos com migrantes colombianos”, escreveu Gustavo Petro na rede social X.

O chefe de Estado colombiano, crítico do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, não referiu quantos voos dos Estados Unidos estão programados para aterrar na Colômbia, nem quantos migrantes deportados transportam.

“Não posso obrigar os migrantes a permanecer num país que não os quer, mas, se esse país os enviar de volta, deve ser feito com dignidade e respeito por eles e pelo nosso país. Vamos receber os nossos cidadãos em aviões civis, sem os tratar como criminosos”, declarou Petro.

Desde a tomada de posse de Donald Trump, na passada segunda-feira, os Estados Unidos ainda não deportaram colombianos, mas já o fizeram com guatemaltecos e brasileiros.

No sábado, Brasília exigiu explicações a Washington sobre o “tratamento degradante” dos imigrantes ligais brasileiros durante a sua deportação pelos Estados Unidos num voo que aterrou na noite de sexta-feira em Manaus (norte do Brasil).

De acordo com o Governo brasileiro, estavam 88 pessoas a bordo do avião, que foram algemadas durante a viagem.

Num comunicado, o Ministério da Justiça do Brasil ordenou às autoridades norte-americanas que retirassem “imediatamente as algemas” quando o avião que transportava os deportados aterrou, denunciando o “flagrante desrespeito pelos direitos fundamentais” dos seus cidadãos.

O ministério recordou que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, dizendo que Brasília não está disponível para abdicar destes valores.

O avião tinha como destino final a cidade de Belo Horizonte, mas teve um problema técnico e teve de pernoitar em Manaus, inicialmente prevista como escala.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Um rato
    26 jan, 2025 a querer ser Leão 22:51
    Sabem lá se eles não resistiram à deportação ou não ameaçaram fazê-lo? Preferiam uma luta em pleno voo, para fazer cair o avião? E a Colômbia vai fazer o que os EUA lhe mandam fazer, ou tenciona disparar sobre os aviões americanos e entrar em guerra com os EUA?

Destaques V+