Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Casa Comum

​Mariana Vieira da Silva “não se revê na linguagem" de Pedro Nuno sobre aculturação de imigrantes

30 jan, 2025 - 09:18 • José Pedro Frazão

​A antiga ministra ​ Mariana Vieira da Silva “não se revê na linguagem" de Pedro Nuno sobre aculturação de imigrantes e argumenta que o Governo PS tentou alternativas ao mecanismo da manifestação de interesses através de vistos especiais. O social-democrata Duarte Pacheco admite, por seu lado, que as posições mais recentes do líder do PS são motivadas pelas autárquicas na Grande Lisboa.

A+ / A-

A antiga ministra socialista Mariana Vieira da Silva defende que a entrevista de Pedro Nuno Santos não belisca a posição tradicional do partido sobre a imigração.

“Não há uma entrevista que possa mudar esse património de política pública”, diz a dirigente do PS no programa Casa Comum, da Renascença.

Entre Mariana e Pedro Nuno Santos, a divergência acontece em relação à afirmação da necessidade de os imigrantes respeitarem a cultura e os costumes dos portugueses.

“No que mais me distancio, é na linguagem utilizada, que não é tanto do cumprimento da lei da Constituição, mas a de uma certa apropriação de dimensões culturais, nas quais me revejo menos”, afirma a vice-presidente da bancada parlamentar do PS.

Cumprir a lei e a Constituição é “garantia suficiente de uma adaptação à vida em Portugal e não ir além disso”, assinala Vieira da Silva.

Governo PS tentou mudar

Mariana Vieira da Silva diz que o Governo do Partido Socialista criou dois vistos especiais para tentar contornar a aposta na manifestação de interesse dos imigrantes em trabalharem em Portugal.

“Quando o governo aprova, em 2022 e em 2023, os vistos de CPLP - que se traduzem hoje numa larga maioria dos imigrantes que entram em Portugal - e um novo visto de procura de trabalho, estavam os próprios governos do Partido Socialista a procurar reduzir o peso que as manifestações de interesse tinham enquanto porta de entrada”, contrapõe Mariana Vieira da Silva.

Ao sustentar que os socialistas procuraram uma alternativa à manifestação de interesse, Vieira da Silva adverte ainda contra “uma dicotomia que não é verdadeira” entre partidários e oponentes desse mecanismo.

Casos em (quase) todos os partidos e o quente debate sobre a Gronelândia
Veja aqui o programa completo do Casa Comum.

Autárquicas pesam?

O antigo deputado social-democrata Duarte Pacheco saúda a “evolução” das posições de Pedro Nuno Santos sobre imigração.

No entanto, o militante do PSD admite que está estratégia do líder do PS estará ligada à pressão de alguns autarcas socialistas da Grande Lisboa.

“E se assim for, tenho pena. Preferia que fosse genuíno esta evolução. Gosto de agentes políticos que tomam as medidas que acha mais adequadas de acordo com os seus objetivos e com aquilo que é concretizável”, aponta Pacheco.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    30 jan, 2025 Lisboa 20:14
    Outra premiada na vida!!Ganhas quanto e fazes mesmo o quê?
  • Claro que não se rev
    30 jan, 2025 Lá se iam os tachos politicos 10:00
    Pois claro que não se revê: ela e a Ana Catarina Mendes, têm responsabilidades acrescidas nestas hordas e hordas de desencamisados que nos entraram porta adentro e que agora não só não sabemos o que lhes fazer, como não temos serviços para lhes dar, e eles vendo que isto não é o paraíso que lhes disseram, começaram a dar problemas, desde ataque a mulheres a tráfico e violência. Mas se elas se reconhecessem como culpadas nisto, lá se iam as carreiras ...

Destaques V+