03 fev, 2025 - 18:23 • Pedro Mesquita
Está esclarecido o “enigma”. Marcelo Rebelo de Sousa está em Lisboa. A dúvida instalou-se, depois de se saber que o Falcon que transportou o Presidente da República e o primeiro-ministro a Oslo, na Noruega, para assistirem à despedida portuguesa do Mundial de Andebol, tinha sofrido uma avaria, o que impossibilitou o regresso a Lisboa no mesmo aparelho.
De acordo com fonte oficial da Presidência da República, que contactou a Renascença, a Força Aérea enviou um outro aparelho com mecânicos e peças para solucionar a avaria.
Este avião acabou, depois, por transportar o Presidente e o primeiro-ministro. O voo fez escala em Bruxelas, para deixar Luís Montenegro no retiro dos líderes europeus, e seguiu depois para Lisboa, onde chegou já na última madrugada.
Foi por essa razão, de resto, que Marcelo Rebelo de Sousa não esteve esta segunda-feira presente no Porto - como constava da agenda de Belém - para assistir à atribuição do prémio Ilídio Pinho a Ramalho Eanes.
A mesma fonte da Presidência da República indicou à Renascença que Marcelo Rebelo de Sousa seguirá na terça-feira para Praga, pelas 14h00, num voo comercial, onde dará início à visita oficial de dois dias à Chéquia.
[notícia atualizada às 20h00 - com novo título após esclarecimento de fonte oficial de Belém. Título inicial: Onde está Marcelo? Avião presidencial fica em terra devido a avaria]