04 fev, 2025 - 11:42 • Ana Fernandes Silva , João Pedro Quesado
A Metro do Porto mantém julho de 2025 como data de conclusão das obras da Linha Rosa. Questionada pela Renascença sobre as palavras de Rui Moreira, que considera "impossível que as obras estejam prontas em julho", a empresa optou por não comentar.
O presidente da Câmara Municipal do Porto considerou, esta segunda-feira, impossível que a obra esteja pronta no prazo previsto. A obra começou em abril de 2021, com um prazo original de conclusão de dezembro de 2023. No final de 2022, o prazo já tinha sido atirado para o fim de 2024.
"Mais uma vez, a Metro do Porto continua a ignorar os interesses dos portuenses", declarou Rui Moreira depois de questionado por um deputado do movimento independente pelo qual foi eleito se a promessa da metro de "entregar a linha rosa aos portuenses em julho era taxativa" ou se era "mais um cronograma "à la metrobus"".
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Rui Moreira acredita que os atrasos nas obras em curso na cidade obedecem "a uma estratégia política da Metro e lamentavelmente as empresas públicas não servem para isso", acrescentando que o município vizinho, referindo-se a Vila Nova de Gaia, "diz que está sempre tudo bem".
A Linha Rosa estende-se por 3 km entre as estações de São Bento (Linha Azul) e da Casa da Música (Linha Amarela, Violeta, Vermelha e Verde), com paragens na Praça da Galiza e no Hospital de Santo António, e é construída totalmente em túnel e via dupla. O custo da obra ultrapassa os 300 milhões de euros.
Em junho de 2024, a Metro do Porto anunciou a desocupação da Avenida dos Aliados e da Praça Almeida Garrett, acrescentando ter cumprido o acordado com o município de remover os constrangimentos antes do São João.