Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidenciais 2026

IL confirma apoio a Mariana Leitão para as Presidenciais

09 fev, 2025 - 22:50 • Diogo Camilo

Partido aprovou por unanimidade e com "forte ovação" em Conselho Nacional o apoio à candidata presidencial. Gonçalo Maia Camelo será o cabeça-de-lista às eleições na Madeira.

A+ / A-

O Conselho Nacional da Iniciativa Liberal confirmou este domingo o apoio à candidatura de Mariana Leitão para as eleições presidenciais de 2026, por unanimidade e com "forte ovação" e após um "discurso emocional sobre a sua mensagem e ambição para o país".

Em comunicado, depois da reunião em Ílhavo, no distrito de Aveiro, a IL indicou ainda que Gonçalo Maia Camelo será o cabeça de lista do partido às eleições na Madeira, marcadas para o dia 23 de março, com apenas uma abstenção.

No Conselho Nacional da Iniciativa Liberal foi também eleita a mesa do órgão, com 91% dos votos dos conselheiros: Pedro Ferreira, presidente, João Resende Figueiredo, vice-presidente, Susana Bicho e Rogério Quintas, secretários, foram eleitos para a presidência da mesa no mandato de 2025/2027.

Mariana Leitão foi confirmada pelo lider do partido, Rui Rocha, no discurso de encerramento da Convenção Nacional da IL, realizada em Loures na passada semana.

Agora vice-presidente do partido, a candidata a Belém indicou que a sua candidatura será "contra o medo, de otimismo, esperança e ambição". Com 42 anos, é líder parlamentar da Iniciativa Liberal, tendo sido eleita pela primeira vez em 2024, como a número dois pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Antes disso, foi chefe de gabinete do Grupo Parlamentar entre 2022 e 2024 e, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional. É licenciada em Relações Internacionais e aderiu à IL em 2019, já tendo sido igualmente deputada municipal em Oeiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+