Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo faz primeira remodelação. Conheça os novos secretários de Estado

12 fev, 2025 - 20:56 • Diogo Camilo , Maria João Costa , Ricardo Vieira

Primeiro-ministro aproveita demissão de Hernâni Dias para alterar seis secretários de Estado, em outros tantos ministérios. Presidente da República deu luz verde aos nomes e tomada de posse está marcada para esta quinta-feira.

A+ / A-

O Governo faz a primeira remodelação e foram anunciados seis novos secretários de Estado.

A informação foi avançada esta quarta-feira à noite no site da Presidência da República.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu luz verde aos nomes propostos pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A remodelação governamental abrange os ministérios da Coesão Territorial, Educação, Segurança Social, Energia e Cultura.

A mudança foi desencadeada pela demissão de Hernâni Dias, da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território, após uma polémica com duas imobiliárias criadas quando já estava no Governo.

A tomada posse dos novos secretários de Estado terá lugar no Palácio de Belém, pelas 17h30 desta quinta-feira.

Lista dos novos secretários de Estado

- Silvério Regalado, novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Já exonerado a 29 de janeiro Hernâni Dias, é nomeado Silvério Regalado.

Silvério Regalado tem uma licenciatura em Gestão e era deputado pelo PSD, eleito no círculo de Aveiro. Foi presidente da Câmara Municipal de Vagos.

- Maria Luísa Oliveira, nova secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa

Exonerado Pedro Cunha, nomeada Maria Luísa Oliveira.

Maria Luísa Oliveira tem uma licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e mestrado em Ciências da Educação-Investigação e Intervenção Educativa. Era diretora-geral da Administração Escolar desde julho do ano passado, cargo que também ocupou entre 2014 e 2018.

- Filipa Lima, nova secretária de Estado da Segurança Social

Exonerado Jorge Campino, nomeada Filipa Lima.

Filipa Lima tem um doutoramento em Economia e é professora auxiliar convidada na Nova Information Management School.

É também diretora-adjunta do Departamento de Sistemas e Tecnologias do Banco de Portugal. No Banco de Portugal desempenhou também as funções de diretora-adjunta do Departamento de Estatística.

- Jean Barroca, novo secretário de Estado da Energia

Exonerada Maria João Pereira, nomeado Jean Barroca.

Jean Barroca tem um mestrado em Gestão Empresarial e é Líder Global de Modernização Digital do Setor Público da Deloitte. Foi também consultor do Banco Mundial, entre 2012 e 2018.

- Carla Rodrigues, nova secretária de Estado Adjunta e da Igualdade

Exonerada Carla Mouro, nomeada Carla Rodrigues.

Carla Rodrigues tem uma licenciatura em Direito e foi deputada nas últimas duas legislaturas pelo PSD, eleita por Aveiro, onde integrou a subcomissão da Igualdade.

Foi coordenadora do grupo de trabalho sobre Implicações Legislativas da Convenção de Istambul e presidente do Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida.

- Alberto Santos, novo secretário de Estado da Cultura

Exonerada Maria de Lurdes Craveiro, nomeado Alberto Santos.

Alberto Santos foi autarca de Penafiel, eleito pelo PSD, entre 2002 e 2013. Entre os projetos ligados à cultura foi sob a sua presidência autárquica que foi criado o Festival Escritaria dedicado aos escritores lusófonos. Mantém atualmente o cargo de comissário do festival.

Entre outras funções foi, entre 2015 e 2018 administrador da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Social democrata, Alberto Santos era atual presidente da Assembleia municipal de Penafiel e em ano de eleições autárquicas, manifestou disponibilidade para a presidência da Comissão Política da Distrital do PSD Porto.

Além dos cargos públicos, Alberto Santos é também escritor. Autor de sete romances. O primeiro livro que lançou em 2008 intitula-se "A Escrava de Córdova" e o último, lançado no ano passado chama-se "A Senhora das Índias"

[artigo atualizado às 21h34 com mais atualização sobre os novos secretários de Estado]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+