19 fev, 2025 - 16:20 • Manuela Pires , com redação
O secretário-geral do PCP vai insistir numa proposta para fixar o preço da botija de gás em 20 euros. Paulo Raimundo considera um “escândalo nacional” o facto de se pagar em Portugal o dobro do que em Espanha.
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, o líder comunista diz que ele próprio sente no bolso todos os meses o preço do gás.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
“Se me permitem um exemplo pessoal, eu paguei no dia 11 de fevereiro 36,9 euros por uma botija de gás. Fui eu que a paguei, além de a ter carregado às costas”, afirma Paulo Raimundo.
O líder do PCP acrescenta que quase cinco milhões de pessoas em Portugal são afetadas pelo aumento do preço do gás, “para que a Galp tenha [lucros de] 960 milhões de euros”.
ANAREC
"Até o vinho está sujeito a uma taxa de 6%", queix(...)
O preço do gás tem vindo a aumentar nos últimos anos. Os portugueses pagam, em média, 35 euros por uma garrafa de gás, o dobro do que pagam os espanhóis.
Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), João Durão, critica o governo por não considerar que uma botija de gás "é um bem essencial".
"Numa botija de gás de 35 euros, dez euros são impostos", lamenta o dirigente em declarações à Renascença.